sábado, 27 de novembro de 2010

Barbados - por Silvinho Moura

O primeiro barbear a gente nunca esquece, porque geralmente as primeiras vezes nos cortamos ao fazê-la. E quando usamos aquele “tradicional” pós-barba com muito álcool que estava no armarinho do banheiro que literalmente nos traumatizou queimando a pele. Quando adolescentes, ela era esperada como um passaporte para a vida adulta, sinal que a testosterona já estava presente e com ela a explosão de hormônios, o corpo se transforma e a barba chega para a alegria de alguns e tristeza de outros.

Não há como negar, a barba faz parte do nosso dia-a-dia, e já estamos acostumados a fazê-la sempre. Há quem nunca a faz, já para quem pode, faz uma vez por semana, mas para muitos enfrentar o barbeador todos os dias já virou rotina há anos. Para os mais descolados pode-se criar um estio a partir dela, com desenhos que alem de dar uma nova “cara” mudam o formato do rosto. Se decidir que o rosto bem barbeado não é o estilo para si, que tipo de barba escolheria? Particularmente adoro usar barba e já usei vários estilos. E você prefere comprida e estreita? Bem aparada e rente ao rosto? Farta ou espessa ou meticulosamente esculpida? Escolha com sensatez, porque barba ou o estilo facial pode dizer mais sobre um homem do que as roupas que veste ou sapatos que calça. Dependendo da idéia de uma pessoa séria e ponderada ou uma pessoa rebelde e descontraída.

Artistas, professores, acadêmicos, músicos e os que buscam espiritualidade todos eles são conotados com barbas. Mas independente do look tem que estar adequado a sua personalidade.

E, sobretudo é importante manter-se fiel a si próprio no momento de escolher uma barba, e saber como cuidar dela e assumi-la como sua.

 

Uma barba para muitos pode ser muito atraente e sexy como no olhar forte de François Sagat

Estilos de barbas:

Balbo

A barba Balbo é um bigode combinado a barba no queixo. O nome é inspirado Italo Balbo, aviador exímio líder fascista que ajudou a desenvolver a força aérea de Bento Mussolini. Para este look, necessita de deixar crescer a barba durante varias semanas e depois barbear as faces, deixando ficarem pêlos do queixo com o aparador de precisão dê forma a parte inferior da barba, para que fique grande ou pequena direita ou arredondada.

Fu Manchu

Comprido e estreito, o Fu Manchu é um bigode fino nos cantos da boca que se prolonga para o lado do queixo e maxilar, é acompanhado com freqüência por uma barbicha comprida e pontiaguda. Fu Manchu e o nome de um vilão dos livros chinês Sax Rohmer.



Van Dyck (ou Van Dike)

Este estilo homenageia ao artista flamenco do século XVll Anton Van Dyck é composto de uma pêra pontiaguda sem ligação a um bigode cheio. Conhecido pelos quadros a óleo da aristocracia européia, este estilo foi usado com freqüência pelo próprio Van Dyck, como demonstra os seus auto-retratos.



Ancora

- A barba em forma de ancora é uma barba pequena e pontiaguda com uma pequena área de barba a meio do queixo, lembrando uma seta que aponta para baixo. Pode-se variar com ou sem bigode.





Barbicha- A barbicha refere-se simplesmente a uma barba pequena, formada no queixo, que se assemelha a barbicha de bode. As faces e o maxilar são barbeados e o queixo ostenta uma barba bem definida como do cantor Pit Bull.

Barba por fazer ou por três dias



A barba por fazer transmite uma idéia de desleixo. Mas numa carinha dessas fica tudo!! Particularmente prefiro fazer um pequeno acabamento para dar um ar de limpinho. Faça um acabamento da lateral da boca ate as maças do rosto. Muitas pessoas acreditam que o barbear faz com que a barba cresça mais espessa, mais escura e mais rapidamente. Não é verdade. No entanto o barbear altera a forma da ponta dos pêlos que voltam a crescer e, por isso, na fase inicial do crescimento, pode fazer é alterar a sensação ao toque. Em determinados círculos, uma barba de três dias pode ser considerada atraente, confirmando um estilo durão, rebelde ou artístico. Mas por muito sexy que possa parecer, para outros uma barba pode não ser muito atraente.

Van Dyck (ou Van Dike)

Este estilo homenageia ao artista flamenco do século XVll Anton Van Dyck é composto de uma pêra pontiaguda sem ligação a um bigode cheio. Conhecido pelos quadros a óleo da aristocracia européia, este estilo foi usado com freqüência pelo próprio Van Dyck, como demonstra os seus auto-retratos.



Barbear-Para ter uma barba com ótimo aspecto, invista num sistema de barbear avançado com um aparador de precisão e, dependendo do estilo, dê a forma para que sobressaia numa pele suave.



Sem barba

Não quer ter nada a ver com barbas, bigode, barbicha, patilhas, orla de barba ou qualquer outro tipo de pelos no rosto? Boa escolha. Manter-se afastado de barbas e bigodes barbeando bem o rosto, chama-se sem barba ou bem barbeado. Exige manutenção, dependendo da rapidez que com que os pêlos do rosto crescem, mas não necessite de aparar ou definir. Um homem bem barbeado da a impressão de ser bem formado e de confiança.

Um rosto sem barba com uma pele bem tratada é muito agradável ao toque. Vale lembrar que seja qual for o seu estilo a adotar, sempre analise o meio o qual você circula, e qual o impacto que pode causar no seu trabalho e com as pessoas que você convive, e claro esteja sempre seguro das suas escolhas. Ate breve!!!

2 comentários:

  1. Galera essa materia foi sobre estilos de barba, em um proximo momento vou escrever sobre cuidados com a mesma.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir