segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A cor PERFEITA - por Silvinho Moura

Não há como evitar, o verão chega arrebentando e vem aquela vontade louca de praia, piscina, esportes tudo isso ao “olhar” impiedoso da estrela maior o sol. Sim, a gente quer ver pele bronzeada e lógico queremos estar com a cor mais sedutora do verão, com o bronzeado perfeito. Uma época de usar sungas, correr só de calção e para os mais descolados ficar só de jeans na boate desnudos de timidez. Mas toda essa euforia tem que ter um limite, por que o sol não esta para brincadeira e no futuro você pode arcar com as conseqüências. Aqui vão alguns cuidados básicos necessários para você curtir o verão bem gostoso aproveitando o melhor da estação mais quente do ano. Desde já usando bons produtos e tendo alguns cuidados para se manter bonito e saudável sempre.

A pele e maior órgão do corpo humano, responsável pela interação com o meio ambiente e proteção global do indivíduo. Através dela, sentimos carinho, expressamos emoções e evidenciamos doenças dos mais variados tipos. Além disso, a pele e responsável pela aparência, tão importante na sociedade e denota sinais de envelhecimento por isso cuide da sua.

Já existe hoje uma infinidade de protetores solares para vários tipos de pele. Se você tem tendência a ter espinhas, ou tem a pele oleosa, procure pelos protetores comedogênicos, que não formam tampas de gordura. Eles são facilmente encontrados em farmácias de manipulação e não custam caro. Podem vir na tonalidade transparente ou na cor da pele, servindo também para disfarçar espinhas.

A cor perfeita

Se você não quiser chegar à praia ou no clube tão branco como um lençol, é legal se bronzear antes. Umas das opções além dos tradicionais bronzeadores artificiais é o bronzeamento ortomolecular. Trata-se de um bronzeamento instantâneo disponível nas tonalidades clara, média e escura. Chama-se ortomolecular por que o liquido bronzeador tem protetores solares e substancias varredoras de radicais livres, que hidratam e protegem a pele. O bronze jateado na pele dura uns 20 dias, não faz mal, não da câncer, e ainda disfarça marcas de estrias, celulite e acne.

Bronzeamento em pilulas

Existem também nas farmácias as pílulas de bronzeamento artificial que “preparam” sua pele para o sol. Estimuladoras da produção de melanina, elas possuem licopeno, um pigmento que da cor aos alimentos vermelhos, além de vitaminas C e E. Não só bronzeiam mais rapidamente, como protegem a pele contra as agressões dos raios solares. Apesar disso, não se deve dispensar o uso de filtro solar, e as pílulas devem ser tomadas um mês antes da exposição do corpo ao sol, assim como durante todo o tempo que se expuser a ele.

Hidratantes sempre

Até os 30 anos de idade, cremes a base de estrógenos em concentração bem baixa são os mais indicados. Após os 30 anos, a produção de hormônios começa a cair e a pele fica fina e menos elástica. Nessa fase é bom usar cremes hidratantes para o rosto com coenzima Q10. Mas tome cuidado existem cremes para uso durante o dia e noturno, tenha sempre este cuidado. Estes cremes valem para o pescoço e para as mãos. Para o corpo, use um creme hidratante depois do banho, de preferência com uréia na sua composição. Para rosto procure usar um creme especifico para o seu rosto, sempre analisando o seu tipo de pele se é seca, oleosa ou mista. O creme tem que suprir suas necessidades. Existe uma infinidade de marcas, peça sempre orientação para um especialista para obter melhores resultados dos produtos

. Os manipulados são os mais indicados, por durarem mais e serem mais em conta.

Proteja-se sempre.

O filtro solar deve sempre fazer parte da sua rotina, tanto no dia a dia devemos proteger o rosto, pois fica exposto a luz solar e algumas luzes dos ambientes que emitem raios que ao longo do tempo mancham a pele como a luz do sol. Já na praia o piscina já é regra, Os filtros solares em cremes que devem ser aplicadas sobre a pele para nos proteger contra a ação dos raios ultra-violeta(UV) do sol. Os filtros solares podem ser químicos (absorvem os raios UV ou físicos (refletem os raios UV) É comum a associação de filtros químicos e físicos para se obter um filtro solar de FPS(Fator de Proteção Solar) mais alto.

ENTENDA OS FILTROS antes de comprar

UVA e UVB, filtros que protegem contras os raios ultravioleta A e ultravioleta B

Hipoalergenico :utiliza substancias que geralmente não provocam alergias

Livre de PABA ou PABA Free: filtros que não contém substancia PABA, que tem alto poder de causa alergias.

Livre de óleo ou oil free: filtros cujos veículos não contem sustâncias oleosas. São os mais indicados para pessoas de pele oleosa ou com tendência à formação de cravos e espinhas.

Não comedogênicos: Filtros que não obstruem os poros evitando assim a formação de cravos. É também indicado para pessoas de pele oleosa e com tendência a formação de cravos e espinhas.

Peça a orientação de um profissional, caso tenha algo estranho em sua pele consulte um dermatologista. Curta o verão, independente do seu tipo físico ou tom de pele cuide-se sempre. Forte abraço



 O uso de cremes faciais com filtro solar deve fazer parte da sua rotina diária, independente de praia ou piscina, sempre use produtos de acordo com a sua pele


Evite os horários entre 10 e 15 horas. Este é o pior horário para se expor ao sol devido à grande intensidade de radiação UVB, principal causadora do câncer de pele, o excesso não é saudável.


Tanto com a alimentação, como com o uso de produtos que estimulam a produção de melaninas, alem de bronzear protegem a pele contra as agressões dos raios solares.


 Beba muita água e hidrate sempre, a água da piscina e do mar ressecam a pele ao longo do dia.Uma pele bronzeada requer cuidados e manutenção

Use filtro solar meia hora antes da exposição ao sol e repor o creme a cada uma hora e meia. Se mergulhar ou transpirar excessivamente, deve-se repor o protetor solar.

 Para quem não quer marca alguma no corpo o ideal é sempre proteger as partes intimas. Curta o melhor do verão sempre com responsabilidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário